Ingredientes
12 folhas de lasanha
500 grs de peito de pato fumado
2 cebolas novas
110 grs de margarina
30 grs de açúcar amarelo
1 colher de chá de cominhos em grão
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
3 gemas
0,5 dl de natas
4 hastes de manjericão fresco
pimenta e sal
óleo
2 laranjas da baia
2 colheres de sopa de miolo de noz
Preparação
Coza a lasanha em água abundante com sal e um fio de óleo, tendo em conta que as folhas de lasanha não devem ficar demasiado cozidas. Passe-as por água fria e escorra bem. Corte os peitos de pato em fatias finas, deixando a gordura. Descasque e corte a cebola em rodelas finas. Derreta 30 grs de margarina, adicione a cebola e aloure em lume médio. Junte o açúcar e deixe caramelizar um pouco reduzindo o lume. Tempere com os cominhos, sal, pimenta e o vinagre. Raspe a casca e esprema o sumo de uma laranja. Descasque em gomos a outra laranja.
Misture as gemas com uma pitada de pimenta. Bata bem com uma vara de arames e leve a mistura ao lume em banho-maria sem parar de mexer. Adicione a restante margarina em nózinhas, a pouco e pouco, mexendo sempre. Junte as natas, algumas folhas de manjericão cortadas em juliana e tempere com sal. Reserve morno.
Coloque 4 folhas de lasanha num tabuleiro e, por cima, distribua as fatias de pato terminando com novas folhas de lasanha. Repita a operação. Regue a lasanha com a redução de laranuja e leve a forno bem quente (230 graus C) a gratinar.
Acompanha com salada de rúcula selvagem, gomos de laranja, miolo de noz partido e folhas de manjericão fresco HC,
Sem comentários:
Enviar um comentário